FEEDBACK PARA GESTORES: um Diferencial Competitivo

feedback

 Objetivos do Curso:

 Fazer com que o gestor desenvolva a habilidade para aplicar feedback e tenha conhecimento do objetivo, importância e finalidade do feedback para aprimorar a sua auto performance, da sua equipe e do seu negócio;

Fazer com que o feedback seja uma ferramenta para corrigir problemas, resolver conflitos, promover desenvolvimento e o autoconhecimento, além de alinhar os objetivos dos profissionais com os do negócio.

Resultados Esperados:

Que o gestor desenvolva auto percepção de sua postura enquanto líder, ou seja, aprimore seu autocontrole, tenha assertividade e foco, saiba definir objetivos, saiba tomar decisões, e saiba dar e receber feedback;

Que o gestor tenha habilidades de oferecer feedback de maneira que contribua com os membros de sua equipe, para que tenham maior qualidade no trabalho e se desenvolvam técnica e comportamentalmente;

Gerar a percepção do quanto o feedback pode extrair o melhor das pessoas e contribuir com o desenvolvimento do negócio;

Que o gestor aprenda a ler o feedback dado por Clientes, Colaboradores e Parceiros, e utilize isso para seu próprio aprimoramento e da sua Empresa.

Conteúdo Programático:

Conceitos essenciais de auto conhecimento, auto desenvolvimento e auto gestão para melhora do relacionamento interpessoal e comportamento individual;

Conceitos e definições de feedback;
As consequências da falta de feedback;
Princípios básicos para fornecer feedback;
Princípios básicos para receber feedback;
Maiores dificuldades em fornecer e receber feedback;
Como preparar as pessoas para fornecer e receber feedback;
Competências essenciais para dar feedback;
Como fornecer feedback positivo;
Os desafios do feedback corretivo: como fornecê-lo e fazer com que haja melhoria na performance do profissional; ? Os planejamento de um feedback eficiente nas organizações.

Metodologia:

Considerando que para o profissional conceder feedback deve ter autoconhecimento, ou melhor, que conheça suas forças e pontos de melhoria, que perceba o impacto do feedback para cada profissional, seja ele positivo ou corretivo, é valioso que "o gestor se perceba". Para tanto: - Aplicar; - Desenvolver.

- Parte I: Individual e confidencial

Teste para avaliação do comportamento do gestor, com objetivo de autoconhecimento e compreensão dele no ambiente em que está inserido (enviado antes do curso por e-mail);

ECD: Entrevista por Competência Direcionada, para identificar as competências requeridas para um alto desempenho, as existentes e os gaps em cada gestor (ideal ser feita antes do curso).

- Parte II: Aula expositiva e dialogada

Conforme Conteúdo Programático acima.

- Parte III: Aula prática

Praticando o feedback: tempo dedicado a treinar dar e receber feedback, como o monitoramento direto do Professor, para destravar e aprimorar os gestores nessa prática.

Currículo Resumido da Instrutora:

CÉLIA DE OLIVEIRA DE SANTANA, Dra.

Atualmente atua na Empresa Ativa Consultoria de Apoio Empresarial em Desenvolvimento de Pessoas e Políticas de Recursos Humanos como Consultora Sênior; Experiência de mais de 20 anos como executiva de Recursos Humanos; Professora de Pós-Graduação na Focus e FBUni de Três Lagoas; Toledo - Araçatuba e Presidente Prudente; Unilins - Lins; Univem - Marília e Reges - Dracena; FGV - SP; FGV - Rio e Osvaldo Cruz.

Formação:

Doutorado em Serviço Social – PUC/SP / 2006.

Mestrado em Serviço Social – PUC/SP / 1994.

Especialização em Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos – FIA / 1999.

Especialização em Habilitação para Magistério – UNIMAR / 1984.

Especialização em Planejamento e Projetos – UNAERP / 1982.

Graduação em Direito – UNIMAR / 1996.

Graduação em Administração de Empresas – UNIMAR / 1986.

Graduação em Serviço Social – UNIMAR / 1981.

Carga Horária: 16 horas.