Gestão por Resultados e Gerenciamento da Rotina Diária

avaliacao de desempenho

 

Objetivo:

Desenvolver e aprimorar a cultura da Gestão por Resultados, por meio de técnicas e ferramentas estruturadas;

Capacitar empresários, gestores e equipes em técnicas para o aprimoramento da gestão da rotina do dia-a-dia, entendendo a sua relação com as Metas Anuais (ou de Curto Prazo) da empresa, de modo a identificar, analisar e melhorar o desempenho dos processos que impactam a satisfação dos clientes e demais partes interessadas.

Conteúdo Programático:

Planejamento Estratégico x Gestão Estratégica;

Objetivos Estratégicos x Estratégia;

Gestão por resultados;

Gestão de riscos;

Matriz SWOT;

Projetos Estratégicos x Planos de ação

Tipos de organizações:

  • Departamental;
  • Por Processos.

Tipos de Gestão:

  • Trilogia de Juran;
  • Gestão para Melhorar;
  • Gestão para Manter.

PDCA (Melhoria dos resultados);

SDCA (Manutenção dos resultados);

Níveis de Gestão:

  • Estratégico – Tático – Operacional;
  • Sistemas – Processos – Atividades – Tarefas.

Sincronismo entre GPR – Gestão por Resultados e GRD – Gerenciamento da Rotina Diária.

Conhecendo os seus processos:

  • Definir fornecedores, recursos, processos, produtos, clientes (SIPOC);
  • Estabelecer o Estado Atual e planejar o Estado Futuro (Mapa de Processo);
  • 6M's.

Construindo a cultura de medição:

  • Conceito e Estrutura de um indicador;
  • Os indicadores de resultados (itens de controle);
  • Os indicadores do processo (itens de verificação);
  • Eficiência e Eficácia;
  • Definindo a META;
  • Meta SMART;
  • Metas Conflitantes;
  • As 5 Dimensões da Qualidade;
  • A escolha de Benchmarks.

Estabilizando os Processos:

  • Padrões Reguladores das Relações do Trabalho;
  • Padrões de Autoridades e Responsabilidades;
  • Padrões de Segurança;
  • Padrões de Processo;
  • Padrões Técnicos;
  • Padrões de Gestão.

Liderança para resultados:

  • Genchi Gembutso;
  • Modelo Mental da Liderança;
  • Trabalho padrão do líder;
  • Desenvolvimento das competências da Equipe para resultados e liderança.

Equipes para resultados:

  • Equipes de alta performance;
  • Autodesenvolvimento;
  • Células Autônomas (ou semiautônoma);
  • Comprometimento x Engajamento Comunicação assertiva.

Ferramentas da Gestão por Resultados e da Gestão da Rotina diária;

Fatores Críticos de Sucesso;

Gerenciamento da Mudança;

Gestão da Meritocracia.

Currículo Resumido do Instrutor:

FLÁVIO JOSÉ DOS SANTOS

Engenheiro mecânico pela UNESP de Ilha Solteira, mestre em Engenharia Mecânica e Doutorando em Engenharia Mecânica pela UNESP de Bauru. Atuou como engenheiro mecânico na empresa Máquinas Agrícolas JACTO em Pompéia-SP e como auditor ISO 9001 pela BRTUV Avaliações da Qualidade em Barueri-SP. Atualmente é diretor da JETA Consultoria & Treinamento em Gestão Empresarial em Marília-SP e professor de cursos de Engenharia de Produção e MBAs no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, atuando nas áreas de Qualidade, Produtividade, Manutenção Industrial, Planejamento Estratégico e Inovação.

Carga Horária: 16 horas.