Dinâmicas para Aulas Inspiradoras

 

Aulas inspiradoras

Apresentação:

Um dos maiores desafios que professores, instrutores de treinamento, RHs das empresas e consultores de educação corporativa encontram é certamente a dificuldade de engajamento e participação do aluno em sala de aula. Mas por que isso acontece? Nas respostas imediatas e sem filtro, temos a falta de tempo para dedicação, o desinteresse pelo tema ou mesmo a rotina do trabalho – no caso do adulto - que não permite ausências mais longas.

Porém, quando buscamos “filtrar” nas entrelinhas dessas respostas, encontramos um universo com razões bem mais profundas. Talvez a falta de motivação oriunda de anos de um ambiente escolar não propício à inspiração. Ou ainda a ausência de uma âncora muito forte de orientação para um real desenvolvimento pessoal e profissional. Enfim, quando alternamos entre o foco no aluno e o foco no papel do Educador – Facilitador, encontramos um “elo perdido” nos processos de ensino – aprendizagem.

E esse “elo perdido” é justamente o que buscamos trazer neste curso. Momentos que visam mergulhar no verdadeiro propósito do professor/instrutor, trazendo à tona seu papel de instigador da aprendizagem, onde a necessidade de compartilhar seus conhecimentos fica muito latente e a vontade de realizar um trabalho de docência, desenvolvimento e inspiração de pessoas passa a dirigir a construção de cursos e programas de treinamento impactantes – levando o aluno ao protagonismo na aula - orientados realmente à construção de novas habilidades e competências nos participantes.

Partindo do firme propósito do Educador - Facilitador, vamos levá-lo à incrível jornada de transformar seu conhecimento, suas experiências e como ele comunica de forma eficaz, em desenvolvimento de pessoas, através de técnicas práticas e de fácil aplicabilidade para planejar, estruturar e conduzir aulas com excelência e interatividade com os alunos, além de prepará-lo para a realização de avaliações e indicadores, orientados ao crescimento e motivação para novas aprendizagens, garantindo assim o ciclo contínuo do conhecimento transformado em habilidade e, principalmente, motivado à ação, com resultados mais profundos e duradouros.

Objetivos do Curso:

Como obter o engajamento e a participação do aluno em sala de aula, através da habilidade da comunicação persuasiva;
Como motivar os alunos e os participantes de treinamentos corporativos para a aprendizagem e novos conhecimentos, levando-os ao protagonismo da sua própria aprendizagem;
Ajudar o professor-facilitador a viver o seu propósito na Educação, gerando autoconfiança e segurança na comunicação;
Como transformar conhecimento em desenvolvimento de pessoas, através de um método eficaz de planejamento de conteúdo e sua aplicabilidade;
Aprender a elaborar um Plano de Aula orientado à prática e à conectividade, através de conteúdo interativo, exercícios práticos e dinâmicas de grupo;
Como lidar com a ansiedade e ter o domínio emocional em sala de aula;
Como aplicar avaliações e criar indicadores que realmente motivam a aprendizagem constante;
Enfim … o objetivo não é lhe trazer um monte de conteúdo para estudo, mas algo já “peneirado” e realmente RELEVANTE para sua aprendizagem … afinal esse é o verdadeiro papel do professor: um facilitador de uma aprendizagem que se desenvolve durante a aula e em um ambiente totalmente propício ao protagonismo do aluno e à co-criação do conhecimento.

Conteúdo:

MÓDULO 1 – O EDUCADOR – FACILITADOR:

O SER Educador: identificando um professor-facilitador de sucesso;
O propósito como o motor do ensino-aprendizagem;
O Tema: seu campo de domínio;
Liderança engajadora em sala de aula.
Exercício Prático – Um mergulho em seu tema.

MÓDULO 2 – O ALUNO

O aluno como protagonista de sua própria aprendizagem;
Como o cérebro aprende: falando com os dois lados;
O adulto na sala de aula: motivos que movem a aprendizagem;
Por que as pessoas perdem o interesse e o que fazer para ativar e manter a atenção?
Lidando com os diferentes perfis de alunos e as diversas expectativas.
Exercício Prático – Um Mergulho em seu Público.

MÓDULO 3 – O PLANO

Como adaptar conteúdos muito técnicos em conteúdos atraentes para a aprendizagem;
A pedagogia, a andragogia, o construtivismo, e o design thinking na educação;
Quais elementos compõem uma ótima aula e como aplicá-los;
Utilizando recursos instrucionais para dar vida à sua aula;
Como elaborar um Plano de Aula orientado à prática e à conectividade.
Exercício Prático – Caça ao Tesouro.

MÓDULO 4 – A AULA

Ultrapassando as formas atuais e tradicionais de ministrar cursos, aulas e treinamentos;
Comunicação Verbal e Comunicação Não-Verbal: a mágica para aulas inspiradoras;
A influência da Linguagem Corporal em nossa Comunicação em sala de aula;
Falando com mais Poder: as características da voz na condução de aulas;
Deixando sua Marca: como conduzir uma aula nota 1000!
Exercícios Práticos – Praticando o Poder do Mestre.

MÓDULO 5 – A AVALIAÇÃO

O fechamento com chave de ouro: o gancho para a continuação da jornada;
Como saber se os alunos estão realmente aprendendo? Tipos de Indicadores e Avaliações para mensurar os resultados das aulas;
Avaliações Tradicionais X Avaliações por Competências: como aplicar avaliações e feedbacks que realmente motivam a aprendizagem constante;
Como elaborar avaliações que não mensurem somente o conteúdo “decorado”, mas sim as
habilidades e atitudes necessárias à aprendizagem.
Exercício Prático – O Portal.

METODOLOGIA:

- Assessment pré-treinamento para diagnosticar – individualmente – necessidades e expectativas dos participantes;

- Aulas práticas: através da construção dos exercícios e dinâmicas em sala de aula, os participantes incorporam os conceitos e contextualizam para sua realidade;

- O curso é disponibilizado em uma sequência que facilita a aprendizagem: parte do propósito do instrutor, segue pelo propósito do aluno, ensina a como planejar e adaptar conteúdos de uma forma mais interessante de aprendizagem, leva a práticas para conduzir aulas de forma inspiradora e, enfim, oferece dicas e modelos de indicadores para realizar avaliações que conseguem mensurar a aprendizagem;

- Após o treinamento, os participantes receberão um rico material de apoio à aprendizagem:

e-books ilustrados e de fácil leitura,
todo o conteúdo do curso em um formato de e-learning em PDF,
Resumo de livros atuais sobre o tema proposto, em formato PDF e ilustrados, para motivar a leitura,
Uma pesquisa internacional que mostra o impacto do professor na aprendizagem,
Indicações bibliográficas e links para aprofundar conhecimentos.
- Acompanhamento online e individual, por 30 dias após o treinamento, para mensurar o planejamento, construção de conteúdos e análise de avaliações.

Currículo Resumido da Instrutora VAN MARCHETTI:

COMUNICÓLOGA, graduada pela ESPM e especialista (MBA) em Marketing e Vendas;
Curso de teatro pela Escola Macunaíma;
Cursos e pesquisas em diversas áreas: comunicação, marketing digital, PNL, sistemas de crenças, liderança, psicologia cognitiva, neurociência, métodos de aprendizagem de adultos, entre outros;
20 anos de experiência corporativa (vendas, marketing, comunicação e Liderança) com atuação como Executiva especialista em desenvolvimento e expansão de mercado;
Professora do MBA da SEDA Executive Education (Irlanda) nas disciplinas: Técnicas de Apresentação e Comunicação nos Negócios e Gestão de Vendas e Comportamento do Consumidor;
Professora do curso de oratória no Senac SP;
Especialista - Conteudista nos temas de Oratória e Multiplicadores de Treinamentos, na Weeget Academy;
Conteudista e Instrutora do Curso Online: Um Show de Apresentação pela Savoá Studio;
Conteudista e Instrutora de módulos de técnicas de apresentação para empreendedores (cursos online) pelo SEDA HUB;
Mentora em Comunicação Interpessoal, Liderança e Marketing Pessoal, para Empresários e Executivos.


Carga Horária: 24 horas.