eSocial na Prática

Esocial Site

 O eSocial é um novo meio de enviar as obrigações trabalhistas e previdenciárias e que visa a substituição da GFIP, RAIS, DIRF, CAGED entre outras informações, abrange Órgãos Públicos e as empresas do setor privado em um todo, sejam microempresários, MEIS, produtor rural, contribuinte individual, conforme determinação do Decreto nº 8.373/14.

Abrange mais de 40 micro informações, onde será incluído o cadastro de todos os servidores, contribuintes individuais e empregados.
Com informações de envio diário, faz-se necessário a capacitação de todos os envolvidos com a Folha de Pagamento, Imposto de Renda, Retenções Previdenciárias, emissão de guias, controle de contratos, gerentes de pessoal.
Juntamente com o eSocial temos outras obrigações como a EFD Reinf, DCTF Web e o SERO, que também entram em vigor logo após o início do eSocial, e que também traz alterações nas rotinas administrativas das empresas e escritórios de contabilidade

Objetivo do Curso:
O objetivo deste curso é apresentar o funcionamento do eSocial na prática, capacitando os profissionais a prestarem corretamente as informações para esta nova obrigação de acordo com a legislação vigente. Preparar os profissionais para parametrizarem de forma correta os seus sistemas de folha de pagamento. Fazer a análise de informações importantes para a correta incidência de tributos, reduzindo assim o pagamento indevido ou corrigir possíveis informações erradas, evitando desta forma um passivo trabalhista ou previdenciário.

Também apresentar o conceito e a análise de leiautes da EFD Reinf, prazos de envio, eventos que deverão ser enviados, as penalidades previstas e o conceito do SERO.

Público Alvo:
Todos os colaboradores lotados no Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Financeiro, Tributário, Contábil, Planejamento Estratégico, Jurídico, Tecnologia e Informação, Administração, Empresários e demais envolvidos com a mão de obra onerosa, com ou sem vínculo.

Metodologia:
Treinamento será norteado pelos pontos fiscais, previdenciários e trabalhistas, suas legislações e aplicações, sensibilizando os participantes com informações, orientações e dinâmicas em grupo, com planejamento estratégico voltado ao atendimento com excelência das informações e registros sistêmicos à geração dos arquivos digitais, alinhamento e parametrização, ao atendimento a nova obrigação tributária assessória – Sistema eSocial.

Uso de notebook e internet para a Qualificação Cadastral, consulta CBO, CNAE x FAP, acesso ao ambiente do eSocial e uso do sistema da folha de pagamento (se for possível trazer o sistema instalado no notebook para fazermos as parametrizações necessárias).
Baixar a documentação técnica do eSocial no portal do eSocial https://portal.esocial.gov.br.

Ementa:

1 O QUE É O ESOCIAL
1.1 LEGISLAÇÃO E VIGÊNCIA

2 SEQUÊNCIA DE ENVIO DOS EVENTOS AO ESOCIAL

3 EVENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
3.1 Evento S – 1060 – Tabela de Ambiente de Trabalho
3.2 Evento S – 2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco
3.3 Evento S – 2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial
3.4 Evento S – 2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
3.5 Evento S – 2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
3.6 Evento S – 2230 – Afastamento temporário

Apresentação dos eventos iniciais e aplicação no sistema da folha de pagamento e no ambiente do eSocial. Demonstrativo prático, aplicado aos participantes, com preenchimento da qualificação cadastral, análise das informações recebidas sobre os dados do CNIS e no CPF. Alteração de dados cadastrais pessoais e profissionais, afastamento do trabalhador, afastamento por doença, férias anuais, desligamento através do aviso prévio, comunicação, cancelamento e prazos concedidos, reintegração com o reestabelecimento do vínculo de trabalho, exercícios práticos.


4 INFORMAÇOES DO CONTRIBUINTE/EMPREGADOR/ÓRGÃO PÚBLICO
4.1 Tabelas do evento inicial
4.2 Tabelas de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos
4.3 Tabela de Rubricas
4.4 Tabela de Lotações Tributárias
4.5 Tabela de Cargos/Empregos Públicos
4.6 Tabela de Funções e Cargos em Comissão
4.7 Tabela de horários
4.8 Tabela de Ambientes de Trabalho

5 EVENTOS DE FOLHA DE PAGAMENTO
5.1 ADMISSÃO DO TRABALHADOR
5.2 Eventos S – 2200 Admissão do Trabalhador
5.3 Registro de Eventos Trabalhistas – RET
5.4 Férias anuais do empregado/servidor
5.5 Eventos Periódicos
5.6 Folha de Pagamento

6 EFD Reinf
6.1 O que é a EDF Reinf
6.2 Quais os objetivos da EFD Reinf
6.3 Quais informações devem ser repassadas
6.4 Quem precisa aderir a EFD Reinf
6.5 Prazos da EFD Reinf
6.6 Operacionalização, validação e acesso a EFD Reinf
6.7 Identificadores
6.8 Alterações de Informações
6.9 Retificação
6.10 Exclusão
6.11 Leiautes e Análise dos Leiautes
6.12 Multas por atraso na entrega

7 SERO
7.1Conceito e definição do SERO

Abertura para questionamentos

Requisito:
Cada participante deverá utilizar seu próprio notebook.

Instrutor:

FÁBIO RODRIGUES REK

Pós-graduado em Administração Financeira, Contabilidade e Controladoria pela FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis/SP;
Bacharel em Ciências Contábeis pela UNINOVA - União do Ensino Superior de Nova Mutum/MT;
Sócio Fundador da empresa Liber Contabilidade e Assessoria Financeira;
Sócio do Escritório Contábil Galdino, perito judicial, professor no SENAI pelo programa PRONATEC – Auxiliar administrativo;
Instrutor de Curso de Implantação do eSocial em Órgãos Públicos e Empresas Privadas, atuando a mais de 7 anos com Departamento Pessoal como consultor e auditor na área de Departamento Pessoal, fornecendo informações e apoio para elaboração de folha de pagamento, encargos sociais, admissão, rescisão contratual, cálculos trabalhistas, férias, 13º salário, horas-extras, criação de rotinas trabalhistas e previdenciárias, SEFIP, RAIS, CAGED, benefícios, homologações, comunicação interna, atendimento externo de colaboradores, preposto em processos de fiscalização e conciliações trabalhistas, programação e controle de férias, cartão ponto, implantação do eSocial e parametrização de rubricas Registro S-1010 - Tabela de Rúbricas eSocial no sistema de folha de pagamento.

Carga Horária: 16 horas.

INSCRIÇÕES: 

 Você deseja ser informado quando houver a próxima turma? se Sim, Clique Aqui.

 

 

 Voltar a Treinamentos