Projetos de Arquitetura/Engenharia e BIM

topo 2

Porque fazer este curso?
Pesquisas mostram que 90% dos projetos de Arquitetura e Engenharia desenvolvidos para empreendimentos são alterados durante a obra. Essa situação acarreta aumento de custos e perda de qualidade nos resultados. A causa apontada para esse problema é a falta de qualidade global dos projetos e, portanto, sua solução exige correções na forma de desenvolvê-los. Contudo, as correções necessárias devem ser compreendidas e valorizadas pelo mercado à medida que melhoram os índices de retorno dos investimentos. Contratantes e fornecedores devem se aprofundar no conhecimento do Processo de Desenvolvimento de Projetos (PDP) para que encontrem os fundamentos e argumentos necessários para novos modelos de negociação e qualidade nos serviços de Arquitetura e Engenharia. Esta imersão se torna ainda mais importante para que novas ferramentas e abordagens conceituais, como o BIM – Building Information Modeling, possam incorporar vantagens na prestação destes serviços e não apenas dar-lhes outra roupagem. Isto é crítico para os aspectos comerciais das relações de mercado. Assuma a condução dessa transformação através de uma visão crítica do PDP em seus aspectos técnicos, gerenciais, processuais, comunicacionais e organizacionais. Contrate e forneça com melhores resultados garantindo a qualidade durante o processo e não apenas na verificação dos produtos. Entenda o papel do BIM neste processo de modernização das práticas projetuais.

Objetivos do Curso: 
O aluno dominará criticamente o Processo de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura e Engenharia como pré-requisito para coordená-lo técnica e gerencialmente, bem como utilizar plataformas BIM na organização do trabalho.

Público Alvo: 
Arquitetos e Engenheiros Projetistas interessados no paradigma do BIM; Coordenadores de Projetos; Gestores de Escritórios de Arquitetura e Engenharia; Estudantes de Pós graduação ou em conclusão da Graduação. 

Ementa:
UNIDADE I - Contexto para os Projetos AEC
a) Empreendimento.
b) Projeto.
c) Processo de Desenvolvimento do Projeto (PDP).
d) Funções do Projeto AEC.

UNIDADE II - Conceitos fundamentais de BIM
a) O que é BIM? 
b) Information Fundation Class - IFC. 
c) Paradigma de modelagem em BIM. 
d) Níveis de interoperabilidade. 
e) Relação BIM e PDP. 
f) Informações e gestão. 
g) Usos do BIM. 
h) Virtual X Real.
i) Tecnologia BIM e PDP. 
j) BIM e o empreendimento. 

UNIDADE III - Estudo do PDP
a) Processo de Produção do Projeto AEC.
b) Organização do PPP.
c) Processos do PPP.
d) Gestão do PPP.
e) Outras abordagens do PDP (Manuais de Escopo e FEL).

UNIDADE IV - Coordenação e etapas do PDP
a) Coordenação e Compatibilização.
b) Levantamento de Informações.
c) Estudos Preliminares.
d) Anteprojeto.
e) Projeto Legal.
f) Projeto Básico.
g) Projeto Executivo.
h) Projeto para Produção.
i) Etapas e Nível de Desenvolvimento do modelo BIM.

Instrutor:
ENG. RENÊ G. RUGGERI
Eng. Civil, MBA em Gestão de Projetos, Especialista em Gestão de Empresas, MBA em Gestão de Pessoas, Coordenador de Projetos AEC (1995 - 2005, 2008 - 2010), Gerente de Programas da AGPMS (2015 – 2017), autor dos livros "Redescobrindo o Processo do Projeto", "Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor" e “Coletânea de Textos 2010 – 2015”, Eng. Máster Coordenador de Projetos na Vale S/A (2011 - 2015), Professor da Academia Militar de MG no CFOBM (2003 - 2010), Diretor de Projetos da FEOP (2005 - 2008), Professor de MBAs no IPOG, UCDB e Unigran, Assessor de Gerenciamento de Projetos da Presidência do CREA-MS (2016 – 2017), autor e palestrante nas áreas de Engenharia de Projetos, Gerenciamento de Projetos e Organizações, Consultor em BIM Transformation.

Carga Horária: 16 horas.



Voltar a Treinamentos