FBUni Site

MBA em Engenharia de Produção

 

Onde:

Fortaleza/CE (Turmas I / II / III / IV / V)

 

Área:

Administrativa

 

Objetivo:
Aprimorar e desenvolver competências de profissionais, por meio da disseminação de conhecimentos da Engenharia de Produção, formando-os para atividades técnicas de alto nível ou para cargos de comando nos segmentos de fabricação de bens e /ou prestação de serviços.

Público-alvo:
Profissionais de nível superior, graduados em diversas áreas de conhecimento taiscomo: Engenharia, Economia, Administração e, que buscam enriquecer suas competências técnico-científicas, tornando-se diferenciais nas organizações.

Carga horária:
380 horas 

Período:
Quinzenal - Aos Sábados.
8:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h

Disciplinas:

Princípios de Produção Enxuta / Lean Manufacturing (27h)

Apresentará os conceitos e técnicas de planejamento, promovendo atualização necessária para o início do projeto de implantação de estratégias competitivas, viabilizando resultados desejados como a melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços. Ampliará a capácidade técnica e gerencial dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área, oferecendo-lhes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e/ou adquirir novas competências. Estabelecerá um espaço propício à discussão, à análise e reflexão de questões pertinentes à produtividade e à qualidade, baseado nos mais recentes conceitos do Lean Manufacturing.

Gestão da Qualidade Total (27h)

Apresentará os principais elementos da Gestão da Qualidade e da Produtividade nas Organizações. Analisará a evolução da Gestão da Qualidade ao longo do tempo e de sua relação com a Gestão da Produção. Possibilitará conhecimento das principais técnicas.

Sistemas de Avaliação de Desempenho (27h)

Possibilitará o entendimento dos sistemas de avaliação de desempenho, focando na gestão por indicadores e suas funções nas organizações, objetivando gerar o monitoramento de aspectos do ambiente e do desempenho organizacional, oferecendo informações essenciais para o processo de diagnóstico e tomada de decisão.

Gestão de Logística (27h)

Apresentará os conceitos e fundamentos da Logística na Cadeia de Suprimentos. Identificará a forma de integração das funções da empresa e o nível de serviço ao cliente. Conhecerá as ferramentas utilizadas no planejamento, operação e controle integrado do sistema logístico da empresa.

PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção (27h)

Identificará o papel estratégico e operacional do PCP nas operações das empresas e o impacto nos objetivos da empresa. Analisará os diversos modelos operacionais quanto às suas características para o atendimento da demanda de vendas. Avaliará as diversas ferramentas de planejamento e controle da produção e dos estoques e sua aplicação aos diversos sistemas operacionais.

Gerenciamento de Processos (27h)

Proporcionará a análise e avaliação do gerenciamento das melhorias no desempenho dos processos, visando atigimento das condições demandadas pelos clientes. Empregará técnicas de melhoria da organização empresarial. Estabelecerá métodos e técnicas de gestão de processos organizacionais. Identificará elementos que subsidiem o diagnóstico organizacional. Aplicará uma metodologia para mapeamento de processo.

Administração de Materiais (27h)

Identificará o papel estratégico e operacional da Administração de Materiais no sistema de gestão da empresa e na sua lucratividade. Definirá e caracterizará as funções e tarefas referentes à aquisição e manuseio de materiais. Estabelecerá os critérios de funcionamento e desempenho operacional, dentro da abordagem logística. Operará e avaliará o sistema da Administração de Materiais.

Engenharia de Métodos e Organização do Trabalho (27h)

Apresentará diferentes métodos e formas de organização do trabalho, por meio do estudo sistemático dos sistemas de trabalho. Possibilitará avaliação do desenvolvimento do sistema e o método preferido, bem como sua padronização e determinação do tempo ideal necessário para sua realização, e, posteriores orientações e treinamentos.

Engenharia do Produto (27h)

Introduzirá os conceitos de processos de desenvolvimento de produtos e modelos referenciais. Capacitará à aplicação de ferramentas, métodos e técnicas que possam auxiliar nas etapas do desenvolvimento de produtos e na integração do conhecimento ao longo do PDP.

Análise de Investimentos Produtivos e Engenharia Econômica (27h)

Capacitará à comparação de valores recebidos ou pagos em diferentes prazos ou diferentes planos. Habilitará ao cálculo da taxa efetiva de juros, recebida ou paga em diferentes planos. Desenvolverá a prática de cálculos financeiros. Desenvolverá a habilidade para a tomada de decisão estratégica em investimentos produtivos, por meio de premissas estabelecidas.

Estratégias de Manufatura (27h)

Estabelecerá as diferentes estratégias de manufatura, bem como possibilitará o entendimento da aplicação das mesmas em diferentes sistemas de produção, vindo a atender as expectativas dos clientes e as prioridades estratégicas do negócio. Identificará os impactos de cada estratégia nos critérios de flexibilidade, qualidade, entrega e custo.

Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos Industriais (18h)

Abordará conhecimentos, habilidades e técnicas utilizadas na iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de projetos. Desenvolverá competências para a gestão e desenvolvimento de estratégias eficazes e processos mais eficientes de gestão de projetos.

Ergonomia e Segurança do Trabalho (18h)

Apresentará conceitos de ergonomia, vindo a explorar temas atuais relacionados a sua aplicação. Possibilitará um aprofundamento na consideração dos fatores humanos no trabalho, bem como a manutençãoda saúde dos trabalhadores.

Projeto de Sistemas Produtivos (27h)

Possibilitará o desenvolvimento de um projeto de sistema produtivo, efetuando o dimensionamento de uma série de variáveis necessárias para que o mesmo seja estruturado de forma eficiente e eficaz. Este projeto demanda a integralização de conhecimentos obtidos nas disciplinas anteriores.

 

Coordenação: Mauricio Johnny Loos - Doutor em Engenharia de Produção. 

 

Voltar aos Cursos de MBA